Registro de Imóveis

O Registro de Imóveis é o repositório de informações de todos os dados da propriedade imobiliária, onde se constituem, alteram e se extinguem os direitos sobre os imóveis ao longo do tempo, com caráter de autenticidade e eficácia. No Registro de Imóveis são efetuados, além da matrícula, o registro e a averbação.

Serviços

A solicitação de certidão poderá ser requerida diretamente no balcão de atendimento do Cartório ou através do site da Central de Registro de Imóveis, clicando aqui.

Informações Adicionais:

A Certidão Digital é a certidão de matrícula do imóvel expedida em formato eletrônico. Ela possui fé pública e validade jurídica apenas se mantida em formato digital. O interessado poderá solicitá-la a qualquer Oficial de Registro de Imóveis, integrante da Central Registradores de Imóveis, que a certidão disponível em formato eletrônico, mesmo que não tenha sido expedida por sua serventia, seja materializada em papel de segurança, observados os emolumentos correspondentes a uma certidão. A certidão lavrada terá a mesma validade e será revestida da mesma fé pública que a certidão eletrônica que lhe deu origem.

Tipos de certidão:

Transcrição integral da matrícula contendo a reprodução fiel de todos os elementos e informações arquivadas no registro imobiliário. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

Além das informações do imóvel e dos atuais proprietários, a certidão de ônus reais informa se há ações judiciais que estejam discutindo questões atreladas ao imóvel, se o imóvel foi dado em garantia para financiamento bancário, se há promessa de compra e venda registrada, entre outros. Pode ser negativa – quando não há ônus, ou positiva – quando há ônus. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

  • Além das informações do imóvel e dos atuais proprietários,  informa se há alguma ação judicial em que uma terceira pessoa alega ter direitos sobre o imóvel. Exemplo: usucapião. A certidão pode ser negativa – quando não há ações, ou positiva – quando há ações.  Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

Além das informações do imóvel e dos atuais proprietários descreve todos os acontecimentos ocorridos no imóvel nos últimos 20 anos.  Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

Trata-se de uma certidão narratória na qual  será descrito a inexistência do  imóvel com as características contidas no requerimento do interessado  e no memorial descritivo elaborado pelo responsável técnico. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

Trata-se de uma certidão narratória em que é descrito o nome e CPF do(s) proprietário(s), número da matrícula e  a descrição do imóvel. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

É uma certidão narratória que descreve o nome e CPF do requerente, informando que não existe imóvel registrado em nome desta pessoa. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

É uma certidão narratória que descreve a inexistência de um lote em uma respectiva quadra de um loteamento. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

Trata-se de uma certidão narratória que descreve a inexistência de um respectivo loteamento matriculado neste Ofício Imobiliário, podendo o mesmo estar em fase de regularização. Para acessar o modelo de requerimento, clique aqui.

É uma cópia autenticada de documentos particulares arquivados neste Ofício Imobiliário.  Para acessar o modelo de requerimento,  clique aqui.