Registro de Imóveis

O Registro de Imóveis é o repositório de informações de todos os dados da propriedade imobiliária, onde se constituem, alteram e se extinguem os direitos sobre os imóveis ao longo do tempo, com caráter de autenticidade e eficácia. No Registro de Imóveis são efetuados, além da matrícula, o registro e a averbação.

Matrícula

A matrícula é o ato que imprime individualidade ao imóvel, sua situação geográfica com todas as medidas e confrontações, e os titulares de direitos reais atuais e anteriores. Nela são escritos os atos de registro e averbação de forma concentrada e cronológica.

Registro

O registro é a escrituração dos atos que influenciam diretamente nos direitos sobre o imóvel, modificando sua propriedade ou os direitos a ela relativos.

Averbação

A averbação é ato acessório ao registro que modifica elementos da escritura relativos ao titular do direito, ao imóvel ou aos cancelamentos de direitos.

Serviços

A solicitação de certidão poderá ser requerida diretamente no balcão de atendimentos do Cartório ou através do site da Central de Registro de Imóveis, clicando aqui.

Informações Adicionais

A Certidão Digital é a certidão de matrícula do imóvel expedida em formato eletrônico. Ela possui fé pública e validade jurídica apenas se mantida em formato digital. O interessado poderá solicitá-la a qualquer Oficial de Registro de Imóveis, integrante da Central Registradores de Imóveis, que a certidão disponível em formato eletrônico, mesmo que não tenha sido expedida por sua serventia, seja materializada em papel de segurança, observados os emolumentos correspondentes a uma certidão. A certidão lavrada terá a mesma validade e será revestida da mesma fé pública que a certidão eletrônica que lhe deu origem.